A Hotelaria, um setor voltado para
hospedagem e atendimento ao cliente, vem nos últimos anos crescendo cada vez
mais. Esse crescimento e obviamente a evolução dos produtos e serviços ofertados
dentro de um hotel, geraram muitas exigências e uma delas é que o serviço ou
produto oferecido tenha o máximo de qualidade e que atendam e superem todas as
necessidades do consumidor final, que é o hospede.
Para que se possa garantir esse
nível de qualidade, é que a logística entra na hotelaria com o planejamento, controle
e toda uma organização que viabiliza a comercialização e entrega desse produto
conforme o esperado.
Dentro deste processo logístico
encontram-se as atividades de suprimento (compras, gestão de materiais, armazenagem / estoque) e os
processos operacionais (atendimento, manutenção, organização e serviço ao
cliente), criando sistemas de gestão
organizacional, onde se torna possível controlar o fluxo de material e
informações, com objetivo final de oferecer um serviço de qualidade, suprindo a
necessidade e gerando satisfação do cliente.
Aplicando a logística
Customer Service (serviço ao cliente):
Diretamente ligado às atividades operacionais
(produção/preparação/armazenagem) dos principais departamentos oferecidos ao
cliente (hospedagem - Apartamentos / Alimentação – restaurante) e ao
departamento de Marketing e Vendas, que comercializam o produto para o cliente.
Chegamos então ao ponto em que reunimos todos esses procedimentos em uma
prestação de serviço de qualidade, confiança e excelência, buscando se tornar
um referencial.
Para que possamos encaixar de forma lógica todos os
processos já citados e os que serão citados futuramente, vamos entender um pouco como funciona um serviço de excelência:
.
- Captação de cliente: Seu produto
precisa trazer para o mercado algo que encante o cliente, que chame sua atenção e
demostre qualidade superior aos outros. Para tanto é preciso garantir que esse produto receba
a atenção e cuidados necessários.
- Fidelização: Todo seu serviço
precisar estar à disposição deste cliente o tempo todo, não se pode permitir
que nada lhe falte ou que não tenha a qualidade que ele esperava ter. É bom que
se mantenha sempre o padrão dos serviços, e que todo equipamento, alimento,
produtos e outros que estão ligados a uma logística de estoque estejam bem
armazenados, de forma que o cliente possa sentir esse cuidado ao utilizar desses
serviços e/ ou produtos. Entendemos que a fidelização é geradora da personalização, pois se trata de
conhecer bem seu cliente, buscar agradá-lo e então oferecer algo com a “cara dele”.
Exclusividade: Servir o diferencial,
proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra que ele possa ter.
Oferecer o serviço ou produto certo, fazendo com que ele se sinta importante,
e com isso ele acaba classificando seu serviço como único!
Dica: Recomenda a
implementação de softwares, ex: CRM (Customer Relationship Management),
visando manter banco de dados atualizado dos clientes, conhecer aspectos de
preferência pessoais, para FIDELIZAÇÃO do Cliente e PERSONALIZAÇÃO dos
serviços.
Gestão de Suprimentos
No caso da hotelaria onde os serviços
são de pronto atendimento, e portanto é imprescindível que os estoques sejam
administrados corretamente visando manter a margem de segurança, não devem
existir sobras e jamais faltar! É um controle grande, cheios de detalhes e
necessário. É importante que os funcionários desta área tenham a mente focada
para obter e entregar os produtos ao destino final no menor tempo e com menor
custo possível.
Movimentação
O local de movimentação e
armazenagem de materias ainda não é tratado com a importância que deveria, ou
seja, há ainda na hotelaria a falha em achar que somente os locais frequentados
pelos clientes são únicos lugares que devem ter boa aparência e
funcionalidade. Com esse pensamento muitos hotéis negligenciam as áreas de
suporte, comprometendo todo o serviço prestado.
Em nossa opinião é fundamental que,
ao se pensar em uma construção hoteleira, é necessário que toda a estrutura
interna (áreas de suporte) seja planejada de forma funcional e organizada para
que os funcionários tenham segurança na prestação de serviço. A "saúde da empresa", deve ser de dentro para fora e não o contrário.
Não podemos contar com imprevistos,
pois o cliente esta na nossa frente solicitando o serviço!
Aspectos Éticos
Ética é...
"O conjunto de normas morais pelo qual o
indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e é de
fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que
possamos viver relativamente bem em sociedade".
É importante que toda empresa tenha um código de ética objetivo, facilitando
a compreensão dos funcionários. Mas, considerando que hoje em dia o que não falta
é informação, então é desejável que um profissional ao entrar em uma empresa já
tenha um conhecimento básico de uma conduta ética. Vamos ver algumas posturas
que devem ser adotadas pelo profissional.
ü
Cumpra todas as leis pertinentes ao seu negócio.
ü
Trate todos os funcionários com justiça, com dignidade e Respeito;
ü
Reporte resultados financeiros e operacionais de forma justa e
honesta.
ü
Negocie justa e honestamente com Clientes, Fornecedores e
Parceiros Financeiros (Bancos, Financeiras).
ü
Evite conflitos de interesse.
ü
Proteja os bens da empresa.
ü
Reporte se observar violação dos procedimentos.
Para que possamos refletir e
avaliar nossa conduta ética, deixamos aqui uma frase intrigante de um escritor
e poeta irlandês.
“Chamamos
de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando.
O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos
de Caráter” Oscar Wild.
É assunto para uma infinidade de linhas, pontuaremos os debatidos em sala de aula acrescentando com outras pesquisas realizadas sobre os assuntos. Aguardem, outros virão!!
Adorei o artigo!
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